fibromialgia

Dor da Fibromialgia – Os Sete Tipos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Dor da Fibromialgia – Os Sete Tipos Os 7 Tipos de 

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor nos músculos, pele e articulações. A síndrome da fibromialgia (FMS) é uma doença reconhecida há mais de 30 anos. Ainda assim, muitas pessoas com essa condição foram informadas que seus sintomas estão apenas em suas cabeças.

Isso porque os ataques podem ir e vir, e a dor pode se mover ao redor do corpo. Também não há um teste específico para confirmar a fibromialgia. Como a dor difere de pessoa para pessoa, pode ser difícil para os médicos diagnosticarem FMS.

Esta revisão irá ajudá-lo a aprender mais sobre sua dor FMS e maneiras de avihá-la. Ou pode ajudá-lo a entender melhor o que as pessoas com experiência em fibromialgia e como ajudá-las e apoiá-las.

Sintomas Dor da Fibromialgia

Cerca de 2% dos adultos norte-americanos têm fibromialgia.1A doença em si não é mortal, mas está associada a um aumento do risco de suicídio. Estudos mostram que entre 27% e 58% das pessoas com fibromialgia relatam ter sentimentos de desesperança, depressão e pensamentos suicidas.2

Os pesquisadores dizem que isso é porque é difícil viver com dor. Pacientes com FMS tendem a estar exaustos e com problemas de saúde emocional e mental. Muitas pessoas também não entendem sua condição. Os médicos não sabem o que causa a fibromialgia, e não há cura.

Outros sintomas comuns entre pessoas com FMS incluem3

  • Dificuldades de sono
  • Esgotamento
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Névoa cerebral
  • Problemas de memória
  • Problemas de concentração
  • Cefaléias
  • Formigamento ou dormência nas mãos e pés
  • Dor no rosto ou mandíbula
  • Dor abdominal
  • Inchaço
  • Constipação

De longe, porém, o sintoma mais comum é a dor latejante. Pesquisadores associaram sete tipos distintos de dor à FMS. Quantos desses uma pessoa tem, e a gravidade varia muito.3

Tipo de Dor da Fibromialgia – Hiperalgesia

Hiperalgesia é o termo médico para o aumento da sensação de dor que você sente devido à fibromialgia.4 Os cientistas não entendem completamente essa condição. Eles acreditam que o cérebro de pessoas com fibromialgia são mais sensíveis aos sinais de dor.1

Em um estudo publicado na Clinical Neurophysiology, pesquisadores inseriram agulhas presas a monitores nos músculos do braço superior de vinte e uma mulheres com fibromialgia.5Eles registraram a atividade elétrica quando pressionaram os músculos das mulheres com diferentes quantidades de força. Em seguida, compararam os resultados com 21 mulheres saudáveis e 25 mulheres com síndrome de fadiga crônica, o que causa cansaço extremo.

Os pesquisadores relataram que os tecidos ao redor dos músculos em mulheres com fibromialgia exageraram ao toque mais leve. A atividade muscular foi a mesma nos três grupos. Os pesquisadores acreditam que os sistemas nervosos das mulheres com FMS estavam enviando sinais que faziam com que os tecidos permanecessem em alerta máximo.5

Dor muscular generalizada – Fibromialgia

Se você sente que sempre está gripado ou “magoado por toda parte”, você não está sozinho. A dor muscular generalizada é uma marca registrada da fibromialgia. Muitas pessoas com fibromialgia também tendem a ter:

  • Dor lombar, que pode se espalhar nas nádegas e pernas
  • Dor e aperto no pescoço que se move através da parte de trás dos ombros
  • Dor entre as omoplatas
  • Dor no osso do peito e caixa torácica que parece um ataque cardíaco

A Food and Drug Administration aprovou três medicamentos para ajudar a aliviar a dor da fibromialgia.6

Eles incluem dois antidepressivos, Cymbalta (duloxetine) e Savella (milnacipran), e a droga anticonvulsiva Lyrica (prébalina).

Além da medicação, muitos médicos também prescrevem fisioterapia e massagem para ajudar a aliviar a dor. Qualquer movimento pode ser difícil quando você está com dor, mas os médicos recomendam 30 minutos por dia de exercício leve.

Exercícios como yoga, caminhada ou natação ajudam a afrouxar seus músculos e articulações e manter sua flexibilidade. Um estudo descobriu que se exercitar em uma piscina com água morna por apenas duas semanas diminuiu a dor em 15% em mulheres com fibromialgia.7

Dor  Temporomandibular

Um dos problemas articulares mais comuns em pessoas com FMS é a dor na articulação temporomandibular (TMJ).8 Isso conecta sua mandíbula ao crânio em ambos os lados do rosto. A dor tmj é frequentemente descrita como uma dor maçante e persistente que afeta a orelha, templo, olhos, mandíbula inferior ou pescoço.9 Dentistas geralmente diagnosticam TMJ.

Alguns tratamentos de FMS são antidepressivos. Essas drogas podem fazer você apertar ou ranger os dentes quando você dorme.10 Isso piora a dor do TMJ e pode danificar seus dentes.

Seu dentista pode sugerir usar um protetor bucal. Você pode comprar os “ferver e morder” em farmácias e lojas de artigos esportivos. Dentistas podem fazer os personalizados, mas custam mais.

Para dor TMJ, tente tomar anti-inflamatórios como Aleve (naproxen) ou Advil (ibuprofeno). Se sua dor persistir, pergunte sobre um relaxante muscular ou uma droga de dor FMS aprovada pela FDA.

Alodynia

A allodynia é um tipo de dor na pele onde até o toque mais leve pode doer. A pressão leve da roupa de uma cintura ou alça de sutiã pode parecer dolorosa.4 Pesquisadores acreditam que a sensibilização central causa intolerância. Isso significa que o cérebro, os nervos e a medula espinhal exageram nas sensações.

Nervos especializados chamados nociceptores sentem informações através da pele sobre coisas como temperatura. Eles fazem você reagir imediatamente. É por isso que você mesa uma mão quando toca em algo quente.

Quando esses nervos se tornam excessivamente sensibilizados, seu corpo interpreta sensações como dor.11 Muitas pessoas com FMS descrevem a aodynia como sua pele constantemente sentindo como se fosse gravemente queimada. O medicamento prescrito Lyrica (prébalina) pode ajudar a tratar a alodynia.12

“Eu quero uma tatuagem, mas tenho fibromialgia”

Dor Neuropática Outra Dor da Fibromialgia

Dor neuropática causa sentimentos estranhos de rastejar, formigar, queimar, coçar ou dormência nos braços e pernas. Em casos graves, essas sensações podem ser dolorosas. Ainda assim, os pacientes têm reflexos e força típicos.13

Tratamentos de fibromialgia prescrito podem ajudar a aliviar a dor neuropática.6 Algumas pessoas com FMS julgam que o creme de capsaicina sem prescrição  pode ajudar a anestesiar a dor. Este é um analgésico feito de pimentas. Esfregões de pele com lidocaína, como Ben Gay, também podem ser úteis.14

Dois estudos de revisão sugerem que tomar suplementos de vitamina B1, B6 e B12 pode ajudar a aliviar a dor neuropática.15 No entanto, os estudos não olharam especificamente para a dor neuropática causada pela fibromialgia. As dosagens também variaram bastante nos estudos.

Cefaléias

A FMS pode causar dores de cabeça. Um estudo no Journal of Headache Pain descobriu que mais de um terço das pessoas com dores de cabeça de tensão e um quarto das pessoas com enxaqueca também têm fibromialgia.16

Dores de cabeça de tensão causam uma sensação de pressão chata e apertada em toda a cabeça. Embora desconfortáveis e irritantes, eles não estão desativando.16 Enxaquecas são mais dolorosas. Eles ocorrem frequentemente em um lado da cabeça e podem estar associados à sensibilidade à luz e ao som.

Sensibilização Central

Pesquisadores acreditam que ansiedade e sono ruim estão por trás de dores de cabeça de fibromialgia. Sabe-se que o estresse e o sono ruim contribuem para a percepção aguçada da dor que as pessoas com FMS têm.

Dor abdominal e pélvica

Quase metade das pessoas com fibromialgia também são diagnosticadas com síndrome do intestino irritável (IBS).17 Este é um distúrbio digestivo que causa cólicas, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia e náusea.

O refluxo ácido é outro distúrbio digestivo comum entre pessoas com fibromialgia. Isso ocorre quando o ácido estomacal flui de volta para cima do tubo que liga seu estômago e boca. Pesquisadores em Taiwan descobriram que pessoas com fibromialgia têm cerca de uma vez e meia mais chances de ter refluxo ácido.18

Além da dor abdominal, mulheres com fibromialgia podem ter dor pélvica devido à dor na bexiga.19 Isso pode causar um aumento da vontade de fazer xixi ou xixi frequente.

 

Resumo

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dor nos músculos, pele e articulações do corpo. Pesquisadores acreditam que os sistemas nervosos de pessoas com fibromialgia são excessivamente sensíveis à dor.

A FDA aprovou três medicamentos para tratar a dor da fibromialgia. O exercício ajuda os pacientes a afrouxar seus músculos e articulações e manter a flexibilidade. Outras escolhas de estilo de vida, como reduzir o estresse e dormir o suficiente, também podem ajudar a prevenir a dor.

É difícil conviver com fibromialgia, especialmente porque ataques dolorosos podem ser imprevisíveis. Encontrar o conjunto certo de tratamentos requer tempo e experimentação. Com dedicação e prática, muitos encontram alívio.

Perguntas frequentes
  • Os períodos podem piorar a fibromialgia?

Sim. Pouco antes de menstruar, você pode ter sintomas mais graves, incluindo dor no corpo e dores de cabeça, quando os níveis hormonais baixam.  Fadiga e insônia também podem piorar pouco antes do período.20

  • Você pode morrer de fibromialgia?

Não, a fibromialgia não é fatal. A taxa de mortalidade é quase a mesma para aqueles com e sem fibromialgia.21

No entanto, parece haver um risco maior de suicídio e acidentes para aqueles que sofrem de fibromialgia.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.