Blog de um Soropositivo

Como o HIV é Diagnosticado

Como o HIV é diagnosticado?

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o vírus causador da AIDS. Enquanto um tratamento eficaz está disponível para ajudar as pessoas com HIV a viver uma vida longa e saudável, a fim de receber o tratamento do HIV as pessoas precisam primeiro saber que estão infectadas.

Como os sintomas iniciais do HIV são muitas vezes leves e passam despercebidos, o teste de HIV é a única maneira de saber com certeza se você está infectado com o vírus. O teste de HIV está amplamente disponível e sem custo.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) administra um site no qual as pessoas podem encontrar testes rápidos, gratuitos e confidenciais de HIV em gettested.cdc.gov.

Este artigo discutirá quem deve ser testado para o HIV, os tipos de testes disponíveis, como os resultados são interpretados, o que vem a seguir se o resultado do teste de HIV for positivo e como lidar com um diagnóstico de HIV.

Quem deve ser testado para HIV?

Recomenda que todas as idades entre 13 e 64 anos sejam testadas para HIV pelo menos uma vez como parte de seu regime de rotina de saúde. 1 No entanto, as pessoas que estão em maior risco de HIV devem ser testadas pelo menos uma vez por ano, se não com mais frequência.  Esses fatores de risco incluem:2

  • Ser um homem que faz sexo com homens
  • Ter sexo vaginal ou anal com um parceiro HIV positivo
  • Tendo tido mais de um parceiro sexual desde o seu último teste de HIV
  • Injetando drogas
  • Compartilhar agulhas ou outras parafernálias de drogas
  • Troca de sexo por drogas ou dinheiro
  • Tendo sido diagnosticado com outra infecção sexualmente transmissível (IST)
  • Ser diagnosticado com hepatite ou tuberculose
  • Fazer sexo com qualquer um que tenha um dos fatores de risco acima

As gestantes também devem ser testadas para HIV pelo menos uma vez durante a gravidez. 1 Isso ocorre porque o tratamento do HIV durante a gravidez é uma forma altamente eficaz de prevenir a transmissão para o bebê.

 

E Sem o Teste Como o HIV é Diagnosticado

Não há como!

Sem o teste do HIV, é possível estar infectado com HIV por anos sem reconhecer que você tem o vírus e está colocando outras pessoas em risco. Pesquisadores estimam que até quatro em cada 10 pessoas recém-infectadas pelo HIV receberam o vírus de alguém que não sabia que era HIV positivo. 3

Praticar sexo mais seguro, usar PrEP, (profilaxia pré-exposição), evitar agulhas infectadas e se envolver em outros comportamentos preventivos são altamente eficazes para evitar a infecção pelo HIV. No entanto, eles precisam ser praticados de forma consistente. Pessoas que não sabem ou pensam que estão em risco de exposição podem não fazer o que precisam para se manterem seguras.

Como o HIV é diagnosticado

Existem três tipos básicos de teste de HIV:

  • Testes de anticorpos
  • Testes de antígeno/anticorpos
  • Testes de ácido nucleico (NATs)

Testes de anticorpos

Os testes de anticorpos foram os primeiros testes de HIV disponíveis. Estes testes procuram a resposta imune do seu corpo à infecção pelo HIV na forma de anticorpos. A maioria dos testes rápidos são testes de anticorpos. Testes de anticorpos requerem coletas de sangue, palitos de dedos ou amostras de saliva.

Testes de anticorpos podem detectar a resposta à infecção 23-90 dias após a exposição. Aqueles feitos com sangue extraído de uma veia podem detectar anticorpos hiv mais cedo. 1

Testes de antígeno/anticorpos

Testes de antígeno/anticorpo buscam tanto a resposta do corpo à infecção pelo HIV quanto as proteínas criadas pelo vírus. Essas proteínas são conhecidas como antígenos, e são parte do que estimula a resposta imune. Estes testes são feitos em sangue de uma veia ou uma picada de dedo.

Dependendo do tipo específico de teste, os testes de antígeno/anticorpo podem ser capazes de detectar infecções até 18 dias após a exposição, mas podem não ser precisos até três meses depois. 1

Testes de ácido nucleico

Testes de ácido nucleico procuram diretamente a presença do vírus no sangue. Esses testes também podem determinar quanto HIV está no sangue.

Este tipo de teste não é frequentemente usado para triagem, exceto para pessoas que foram recentemente expostas ao vírus. Esses testes são caros e não tão facilmente adaptados a testes rápidos em clínicas. Eles detectam infecção pelo HIV mais cedo do que os testes de anticorpos (10-33 dias após a exposição). 1

Esperando resultados

A rapidez com que você recebe os resultados dos testes de HIV depende de onde você é testado e do tipo de teste que é usado. Testes rápidos podem dar resultados em apenas 20-30 minutos. Isso inclui alguns testes autoadministrados. Testes que precisam ser enviados para um laboratório podem retornar os resultados para qualquer lugar de alguns dias a uma semana.

O que os resultados do teste de HIV significam

Um resultado negativo em um teste de HIV significa que nenhuma infecção foi detectada. No entanto, a precisão depende de quando você foi potencialmente exposto ao HIV e o tipo de teste que você faz. Os testes de anticorpos, em particular, podem não ser precisos até pelo menos três meses após a exposição.

O tempo durante o qual um resultado de teste de HIV não é preciso é conhecido como o período da janela.  O período da janela varia dependendo do tipo de teste de HIV e tipo de amostra utilizada (palito de dedo, sangue de uma veia ou saliva).

Quando ser testado novamente

Se você tiver um teste negativo dentro do período da janela da sua última exposição potencial, você deve ser testado novamente após o período da janela ter passado.

Um resultado positivo em um teste de HIV significa que ou o HIV foi detectado em seu corpo ou seu corpo parece estar respondendo a uma infecção pelo HIV. Dependendo do tipo de teste utilizado, um resultado positivo pode ser preliminar. Os resultados preliminares requerem testes adicionais antes que ele possa ser determinado se você realmente está infectado com HIV.

Os resultados rápidos dos testes são geralmente preliminares. Os testes de HIV que são enviados para um laboratório e inicialmente dão positivo podem ser confirmados com a realização de um teste adicional antes que os resultados sejam relatados a você.

Um resultado positivo do teste de HIV não significa que você está imunocomprometido. Entender como e se o HIV afetou sua saúde geral requer testes adicionais.

O que significa ser HIV Positivo?

O que acontece depois de um diagnóstico positivo de HIV

Se você foi diagnosticado recentemente com HIV, provavelmente será encaminhado a um especialista para mais testes e cuidados. As pessoas que estão procurando opções adicionais de provedores para o tratamento do HIV podem encontrar um diretório nacional administrado pelo CDC em findhivcare.hrsa.gov. Alguns prestadores de cuidados primários também oferecem tratamento contra o HIV.

Após um diagnóstico de HIV, seu médico provavelmente realizará vários tipos de testes para ver como e se o HIV afetou sua saúde. Estes testes incluem:

  • Carga viral: Este teste mostra quanto do vírus está no seu sangue.
  • Contagem de CD4: Este teste determina a saúde do seu sistema imunológico. Pessoas com uma contagem de CD4 inferior a 200 são consideradas com infecção avançada pelo HIV. Pessoas com uma contagem de CD4 de 200-500 são consideradas imunossupressores.

Qualquer pessoa confirmada como portador de HIV deve ser iniciada na terapia antirretroviral o mais rápido possível para melhorar seu resultado. Esses testes também podem ser usados para determinar se alguma terapia antirretroviral está funcionando e para monitorar a progressão do seu HIV.

O objetivo da terapia antirretroviral é ajudá-lo a alcançar uma carga viral indetectável, na qual há tão pouco HIV em seu sangue que não pode ser detectado em um teste de ácido nucleico. Pessoas com uma carga viral indetectável não podem transmitir o vírus para outras pessoas. 4

Enfrentando um diagnóstico positivo de HIV

Ser diagnosticado com HIV pode ser assustador e avassalador, mesmo quando as pessoas sabem que o tratamento eficaz está disponível. No entanto, existem várias coisas que podem ajudá-lo a lidar com um novo diagnóstico de HIV, incluindo o seguinte:

  • Procure informações confiáveis sobre o HIV. Informações precisas sobre o vírus podem ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre o tratamento e se sentir melhor sobre seu prognóstico.
  • Encontre um médico com quem se sinta confortável. Isso pode fazer uma grande diferença na sua disposição de acompanhar com cuidado. Também pode ajudá-lo a se sentir mais no controle.
  • Fale com outras pessoas em circunstâncias semelhantes. Juntar grupos de apoio para pessoas com HIV pode fazer você se sentir menos sozinho.
  • Considere falar com um terapeuta. Ser diagnosticado com HIV pode causar depressão, ansiedade e condições semelhantes. Encontrar um bom terapeuta pode ajudá-lo a lidar com isso.

Mais importante, lembre-se que as pessoas podem viver vidas longas e saudáveis com o HIV. Seu novo diagnóstico não precisa ser o fator determinante em sua vida.

HIV: Enfrentamento, apoio e viver bem

Resumo

O HIV é diagnosticado através de testes. Todos devem ser testados pelo menos uma vez, e aqueles que estão em maior risco devem ser testados com mais frequência. Diferentes tipos de testes podem detectar o HIV em diferentes pontos da infecção.

Se o HIV for detectado, você é diagnosticado como tendo HIV. Você pode esperar mais testes e começando em medicamentos antivirais. Você pode precisar de ajuda para lidar com o diagnóstico de HIV.

Ponto a ponderar

Fazer o teste para o HIV é uma boa maneira de cuidar de si mesmo. Embora possa ser assustador fazer um teste de HIV, o fato de que existe um tratamento eficaz significa que é realmente melhor saber. O tratamento precoce pode fazer uma grande diferença na forma como o HIV afeta sua saúde a longo prazo.

Fazer o teste para o HIV também é uma boa maneira de ser atencioso com seus parceiros sexuais. Pessoas que sabem que são HIV positivos podem ser mais propensas a tomar precauções contra a transmissão do vírus para outros5. Eles também podem receber tratamento — e o tratamento eficaz é em si uma forma de prevenção.

Traduzido por Cláudio Souza, em 28 de abril de 2022, do originaç escrito por Elizabeth Boskey, PhD Publicado em 02 de setembro de 2021 em How Is HIV Diagnosed? Medicamente revisado por Ronald Lubelchek

  1. Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Teste de HIV.
  2. Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, Owens DK, Davidson KW, Krist AH, et. al. Triagem para infecção pelo HIV: Declaração de recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA.  O JAMA. 2019 Jun 18;321(23):2326-2336. doi:10.1001/jama.2019.6587
  3. “Li Z, Purcell DW, Sansom SL, Hayes D, Hall HI.” (“Vital Signs: HIV Transmission Along the Continuum of Care …”) Sinais vitais: transmissão do HIV ao longo do contínuo cuidado — Estados Unidos, 2016MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2019; 68:267-272. doi:10.15585/mmwr.mm6811e1
  4. Rodger A., Cambiano V, Bruun T, et al. Risco de transmissão do HIV por meio de sexo sem preservativo em casais gays sorodiferentes com o parceiro HIV positivo tomando terapia antirretroviral supressiva (PARTNER): resultados finais de um estudo multicêntrico, prospectivo e observacional.  Lanceta.  2019 maio 2; pii: S0140-6736(19)30418-0. doi:10.1016/S0140-6736(19)30418-0.
  5. Murphy RD, Gorbach PM, Weiss RE, Hucks-Ortiz C, Shoptaw SJ. Seroadaptation em uma amostra de homens muito pobres da área de Los Angeles que fazem sexo com homensAids Behav. 2013;17(5):1862-1872. doi:10.1007/s10461-012-0213-2

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.