F:Deposit P

Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4?

Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4?

Uma pessoa vivendo sem a presença do HIV em seu corpo expressa, normalmente entre 650 e 1500 células/mm3 linfócitos CD4 sangue. Já uma com AIDS, ou seja, possui aproximadamente 200 células/mm3, podendo mesmo chegar a 0.

Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4? Entendendo a contagem absoluta de CD4 e porcentagem de CD4

Medir células T CD4 é importante para ajudar os profissionais de saúde a determinar o estágio e o resultado provável da infecção pelo HIV. Embora eles não sejam mais usados para determinar quando a terapia do HIV deve ser iniciada — a terapia deve ser sempre iniciada no momento do diagnóstico — eles podem fornecer aos praticantes uma ideia clara de como a pessoa está e o que pode ser feito para melhorar sua saúde a longo prazo. 1

Jim Gathany / Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4? Entendendo células T CD4 e CD8

Para começar, os linfócitos são um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater a infecção. Existem dois tipos principais de linfócitos: linfócitos B e linfócitos T. Destes, existem dois tipos de células T que os médicos monitoram durante o curso de uma infecção pelo HIV:2

  • As células T CD4 são linfócitos T com moléculas chamadas CD4 em sua superfície. Eles iniciam a resposta imune sinalizando outras células imunes defensivas para patógenos infecciosos, como bactérias e vírus.
  • Células T CD8 que têm moléculas em sua superfície chamada CD8. Estes são os linfócitos T “assassinos” encarregados de destruir células infectadas e produzir substâncias antivirais que combatem organismos infecciosos.

O Valor da Contagem Absoluta de CD4

A contagem absoluta de CD4 é uma medida de quantas células T CD4 funcionais estão circulando em seu sangue. Quanto menor a contagem absoluta de CD4, mais fraca é a resposta imune.

A contagem absoluta de CD4 é medida por um simples exame de sangue, dos quais os resultados são relatados como o número de células CD4 por milímetro cúbico de sangue.

As pessoas HIV-negativas normalmente têm contagem absoluta de CD4 entre 600 e 1200 células CD4 por milímetro cúbico. Em contraste, indivíduos imuno-suprimidos com HIV têm contagens tipicamente inferiores a 500, dependendo do estágio da infecção, enquanto pessoas com HIV avançado podem ter 200 ou menos células T CD4 por milímetro cúbico.

Contagem absoluta de CD4

  • Normal: 600 a 1200 células por milímetro cúbico
  • Imune suprimido: Menos de 500 células por milímetro cúbico
  • Infecção avançada pelo HIV: menos de 200 células por milímetro cúbico

A contagem absoluta de CD4 é considerada a melhor ferramenta para prever o risco de progressão do HIV. 3

Por que não consigo fazer meu CD4 subir

Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4? O que a porcentagem de CD4 nos diz?

A porcentagem de CD4 representa a porcentagem de linfócitos totais que são células CD4 e é medida usando o mesmo exame de sangue que aquele para a contagem absoluta de CD4.

Normalmente, as pessoas HIV-negativas terão uma porcentagem de CD4 de cerca de 40%, enquanto a porcentagem de CD4 de pessoas infectadas pelo HIV pode ser tão baixa quanto 25% ou menos. Claramente, quanto maior a porcentagem, mais robusta a resposta imune.

Se a sua contagem de CD4 for menor que você espera, a porcentagem de CD4 pode colocá-lo em uma perspectiva melhor, dizendo isso se esta é uma mudança real ou apenas uma flutuação.

Relação CD4/CD8 como um instantâneo da saúde imunológica. Qual a Contagem Normal de CD4 e porcentagem de CD4?

Uma maneira de obter melhores insights sobre a função imunológica de um paciente é examinar adicionalmente a porcentagem de CD4/CD8 do paciente, que avalia o número de células T CD4 em comparação com o número de células T CD8. 4 Com o teste, seu médico pode ver se a doença está progredindo rastreando o esgotamento das células T “assassinas” em amostras de sangue.

Normalmente, no avanço da doença, à medida que o sistema imunológico se esgota, é menos capaz de produzir células T para se defender. A porcentagem CD4/CD8 ajuda os profissionais de saúde a ver isso.

Nos últimos anos, maior ênfase foi dada à dinâmica CD4/CD8 na população de envelhecimento do HIV.

Qual a importância da sua relação CD4/CD8?

Por que esses testes são tão importantes

A contagem absoluta de CD4 e a porcentagem de CD4 dão ao seu provedor de saúde um instantâneo da saúde do seu sistema imunológico, bem como o prognóstico de sua doença avançando.

De maneira simplista, sabemos que o CD4 conta com menos de 200 coloca uma pessoa com HIV em risco de infecções oportunistas. O percentual de CD4, entretanto, leva em consideração o número total de linfócitos e é um pouco mais preditivo da saúde imediata e a longo prazo de uma pessoa.

Se, por exemplo, a contagem de CD4 for maior apenas porque a contagem total de linfócitos é maior, seu profissional de saúde ainda teria uma causa de preocupação com sua saúde. Se, por outro lado, o CD4 for menor devido a uma menor contagem de linfócitos, seu médico poderia interpretar os resultados de forma diferente.

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.