Como o HIV é Diagnosticado? Se você conseguir entender este texto, e ele é bem simples, você estará bem mais próximo de compreender janela imunológica. Pois, assim, você compreenderá a impossibilidae estatística de haver mais de 1 exame errado.
É necessária uma tempstade cósmica, é como se o Universo estivesse de birra contigo para isso acontecer.”
Pois o Universo está bem ocupado com outras coisas para “embirrar assim”!
[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Como o HIV é diagnosticado?
O que esperar ao fazer um teste de HIV?
Em síntese, dois resultados:
Reagente e não reagente. Um teste contra HIV é usado para determinar se você foi infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Este teste é realizado em uma amostra de sangue ou saliva. Ambos muito confiáveis.
Os testes disponíveis na rede pública não são piores que os da rede privada. Não se deixe vitimar por caça níqueis.
Embora as opções de teste no local de atendimento e em casa sejam extremamente precisas, se usadas corretamente, eles podem retornar um resultado falso-negativo se você testar logo após uma exposição.
Objetivo do teste. Diagnosticar Para Tratar Infecções.
Tratar infecções, manter sua contagem de CD4 normal, baixar sua carga viral e, talvez, tornar você não tranbsmissor. Tenha em mente que é aconselhável que você comece o tratamento assim que for diagnosticado, logo após testes de CD4 e carga viral. Observe, no entanto, que você terá uma grande responsabilidade sobre sua saúde. O sucesso da Terapia Antirretroviral, a TARV, estará sempre em suas mãos, a adesão ao tratamento é importantíssima.
Se você falhar na aderência pode ter falência terapêutica, um rebote viral.
Estima-se que mais de seiscentas mil pessoas vivem com HIV nos Brasil sem diagnóstico. Esta é uma epidemia de subnotificações.
O teste a cada três a seis meses pode ser recomendado para pessoas com alto risco de infecção, incluindo:
- Homens gays ou bissexuais
- Usuários de drogas injetáveis
- Profissionais do sexo
Qualquer pessoa que pratica sexo sem preservativos é considerada vulnerável.
Um teste de HIV também pode ser feito depois que a pessoa toma conhecimento da soropositividade de um parceiro e durante uma avaliação médica após a agressão sexual.
Tipos e o que eles avaliam

Existem métodos indiretos e diretos de detecção de HIV. Os métodos indiretos não detectam o vírus, mas sim proteínas, chamadas anticorpos, que são produzidas pelo sistema imunológico em resposta ao vírus. Os métodos de teste direto detectam antígenos (proteínas na superfície do vírus) ou RNA (o material genético do vírus).
Existem algumas opções de teste, que variam em velocidade, precisão e facilidade de uso:
- Os testes rápidos no local de atendimento podem fornecer resultados preliminares em cerca de 20 minutos. Isso pode exigir uma gota de sangue de seu dedo, um cotonete oral de suas gengivas ou uma amostra de urina. Destes, o método preferido é o teste de combinação de antígeno / anticorpo HIV (Ag / Ab) baseado no sangue.3
- Testes padrão de ponto-de-cuidado são testes baseados em laboratório que detectam apenas anticorpos anti-HIV. Também conhecido como HIV ELISA, o teste requer uma coleta de sangue.
- Os resultados são geralmente devolvidos dentro de cinco a 10 dias úteis. O teste é menos comumente usado hoje em dia e foi amplamente substituído pela combinação de teste HIV Ag / Ab.
- Os testes rápidos caseiros são de anticorpos, aqueles outros, baseados na saliva que podem ser adquiridos online ou em muitas farmácias de varejo.
Os resultados dos Testes são confidenciais e protegidos por lei.
Embora menos preciso do que um teste de ponto de atendimento, o teste doméstico oferece privacidade e pode fornecer resultados em cerca de 20 minutos.4
- kits de coleta de casa também pode ser comprados on-line. Este teste de anticorpos requer uma gota de sangue colocada em um cartão de teste, que você envia para um laboratório por correio expresso. Você pode então receber os resultados por telefone ou online em um dia útil após a entrega da amostra.
- Os testes de ácido nucleico (NAT) são testes baseados no sangue que detectam o RNA do HIV. Embora caro, o NAT pode detectar o HIV mais cedo do que outras formas de teste e pode ser apropriado se você teve uma exposição recente de alto risco ou está experimentando sintomas agudos de infecção precoce.
O NAT também é usado para rastrear sangue doado ou testar recém-nascidos com suspeita de HIV. Os resultados geralmente são retornados em alguns dias.
Qualquer positivo resultado chamado o positivo-se preliminar requerem um segundo teste confirmatório para garantir o diagnóstico está correto.
Precisão e acuidade do teste

Os testes de HIV são altamente precisos se usados corretamente. No entanto, alguns métodos de teste são mais confiáveis do que outros. A coleta ou armazenamento inadequado de amostras também pode prejudicar a precisão de um teste.
Em geral, os testes em ponto de atendimento são mais precisos do que os testes caseiros (devido em parte ao erro do usuário doméstico), enquanto os testes de sangue tendem a ser mais precisos do que os testes de saliva ou urina (devido às maiores concentrações de HIV em sangue).
As clínicas relatam uma taxa de precisão de 98,5% ao usar um teste de anticorpos e uma taxa de precisão de 99,9% quando é combinado com um teste confirmatório.
Isso se traduz em um falso-positivo resultado para cada 250.000 testes. Os testes de geração mais recente prometem resultados ainda melhores. É impossível, criatura, ter dois resultados errados diante da matemática que isso propõem.
Certas doenças também podem desencadear um resultado de teste falso-positivo, o que significa que o teste mostra HIV positivo enquanto a pessoa não está realmente infectada. As doenças que podem desencadear um falso positivo incluem sífilis, lúpus e doença de Lyme. Os testes de confirmação quase sempre eliminarão esses achados incorretos.
Riscos e contra-indicações
Não há contra-indicações para o teste de HIV e existem poucos riscos. Se for necessária uma coleta de sangue, você poderá sentir dor, inchaço e hematomas no local da injeção. Tontura e infecção também são possíveis. Isso sempre me faz lembrar do AZT!
Se você tem medo de agulhas ou tem receio de sangue, avise a enfermeira ou o flebotomista com antecedência. Outras opções de teste podem estar disponíveis.
Além disso, se você tem hemofilia ou está tomando anticoagulantes, uma tamanho de uma criança agulha do tipo borboleta pode ser usada para reduzir o risco de sangramento.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Antes do teste
O teste de HIV não requer preparação além da sua prontidão para fazer o Com isso dito, o HIV continua sendo uma doença altamente estigmatizada, e as pessoas frequentemente evitam o teste de HIV por medo de revelação.
Se você está preocupado com sua privacidade, encontre uma clínica que ofereça testes confidenciais em que seu nome é compartilhado apenas com seu provedor de saúde, sua seguradora e uma agência governamental. No Brasil o sigilo é obrigatório em todos os níveis
Tempo, Janela Imunológica e falsos não reagentes
O tempo é uma parte importante do teste de HIV. Se você foi infectado pelo HIV, haverá um período, denominado período de janela imunológica, em que o teste não fornecerá um resultado preciso.
Como os testes de HIV geralmente detectam anticorpo e/ou antígenos, você precisa esperar até que seu corpo produza o suficiente para obter um resultado positivo. Saiba mais aqui, em janela imunológica. Se você testar muito cedo, obterá uma leitura falso-negativa.
Mesmo com o NAT, você precisa esperar até que o vírus se replique para níveis detectáveis.
Como os níveis detectáveis podem variar de indivíduo para indivíduo, a maioria das clínicas irá aconselhá-lo a esperar para fazer o teste de HIV após a possível exposição:
- Uma a três semanas antes de fazer um NAT
- Um mês antes de fazer uma combinação de teste Ag / Ab de HIV
- Três meses antes de fazer qualquer um dos outros testes de HIV, pois se tiver ocorrido outra exposição seria inútil outra testagem
Portanto, o procedimento em si, envolve três etapas: aconselhamento pré-teste, teste de HIV e aconselhamento pós-teste. Dependendo do teste que está sendo executado, o processo pode levar de 30 a 45 minutos. Os centros de atendimento podem demorar muito mais.
Os testes de HIV locais estão disponíveis em muitas instalações médicas e de saúde pública. Isso inclui hospitais, clínicas, ONG relacionadas com HIV baseadas na comunidade, clínicas pré-natais e de planejamento familiar, centros de acolhimento para jovens, locais de teste móveis e centros de tratamento de drogas e álcool.
Comida e bebida
Não há restrições de comida ou bebida para um teste de HIV. No entanto, se você estiver usando um teste oral em casa, evite escovar os dentes ou fazer bochechos 30 minutos antes, pois isso pode afetar os resultados.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Outras considerações Sobre Como o HIV é Diagnosticado
É um erro pensar que não há nada que você possa fazer se tiver sido exposto ao HIV recentemente. Se você fez sexo sem preservativo, compartilhou agulhas ou teve alguma outra forma de exposição de alto risco, pode evitar a infecção iniciando a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) em 72 horas. A PEP envolve um curso de 28 dias de dois ou três medicamentos anti-retrovirais, dependendo da gravidade de sua exposição. Usada por profissionais de saúde e em casos de estupro, a estratégia pode reduzir o risco de infecção em até 79%.6
HIV Profilaxia Pós-Exposição
Aconselhamento - A zona cinzenta e borrada desta coisa
O aconselhamento pré-teste é realizado em uma sala privada com um profissional de saúde qualificado. Durante o aconselhamento, você pode ser questionado sobre a exposição recente, se houver, bem como sobre suas práticas sexuais ou recreativas com drogas. As perguntas não pretendem julgar ou embaraçar você; em vez disso, ajudam o conselheiro a compreender melhor o seu risco pessoal de infecção.
Eu, Cláudio, me vejo com um taco de beisebol nas mãos se a pessoa me inquirir de minhas práticas sexuais.
O conselheiro então explicará o que são HIV e AIDS, como o teste é realizado, o que é um período de janela imunológica e o que significam resultados positivos e negativos. Se for determinado que você está fazendo o teste muito cedo, o conselheiro pode solicitar que você volte quando o teste tiver maior probabilidade de ser preciso.
Sinta-se à vontade para fazer qualquer pergunta que você precisar. Não existe pergunta ruim. E sinta-se à vontade para não responder nada a respeito de sua sexualidade.
Se você não fala sobre isso com sua mãe, quem poderia ouvir? 😉
Durante todo o teste

O procedimento de teste em uma clínica pode variar dependendo se você está fazendo um teste rápido de HIV no sangue ou oral, ou um teste de sangue, ou teste que envolva saliva para anticorpos do HIV. O teste de urina, embora aprovado, raramente é usado em um ambiente clínico, em parte porque é menos preciso do que qualquer um dos outros testes. – Perca a esperança de fazer xixi na mão do técnico.
Um teste rápido de sangue para HIV é realizado da seguinte maneira:
- Seu dedo é limpo com um pano antisséptico.
- Usando uma ferramenta com mola chamada lanceta, o profissional de saúde pica seu dedo para tirar uma gota de sangue.
- O sangue é coletado em um pequeno tubo de vidro chamado pipeta, que é então colocado em um reagente chamado tampão.
- O tampão e dois outros produtos químicos (um agente de tingimento e uma solução de limpeza) são colocados em um poço de plástico chamado membrana.
- Após 15 a 20 minutos, a membrana é verificada. Se a membrana tiver um ponto na parte inferior, o teste é não reativo (negativo). Se a membrana tiver dois pontos, o teste é reativo (preliminarmente positivo).
- Um teste de sangue confirmatório é então realizado; os resultados estão disponíveis alguns dias depois.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Um teste rápido de HIV oral é realizado da seguinte forma:
- Um cotonete oral chamado varinha é passado entre os dentes e a gengiva superior e inferior. A varinha deve ser passada no máximo uma vez.
- A varinha é colocada em uma solução tampão por 20 minutos.
- A varinha tem uma janela de resultados semelhante a um teste de gravidez caseiro. Se a janela do identificador tiver uma linha, o teste é não reativo (negativo). Se a janela tiver duas linhas, o teste é reativo (preliminarmente positivo).
- Um teste de sangue confirmatório é então realizado. Você receberá os resultados no mesmo dia em que fizer o teste.
Observação: se você usou um kit doméstico, a linha de suporte gratuita listada nas instruções do teste o aconselhará melhor.
Um teste de sangue para anticorpos do HIV é realizado da seguinte maneira:
- Um elástico é colocado no braço para fazer uma veia inchar.
- A pele ao redor do local planejado para a injeção é limpa com uma compressa anti-séptica.
- Um dispositivo em forma de asa chamado agulha borboleta é inserido na veia. Esta agulha, que é conectada a um cateter estreito, tem menos tendência a balançar quando o sangue está sendo coletado do que outros tipos.
- Entre 1 a 4 mililitros (mL) de sangue são extraídos para um tubo de ensaio vedado a vácuo denominado vacutainer.
- A agulha é então removida e seu braço enfaixado.
- O tubo é enviado para um laboratório. Se a amostra for reativa (preliminarmente positiva), o laboratório executa imediatamente um teste confirmatório usando a mesma amostra de sangue.
- Você será informado de seus resultados em uma ou duas semanas.
Um teste de saliva HIV ELISA é realizado da seguinte forma:
- Um cotonete oral chamado varinha é colocado entre sua bochecha e a gengiva por dois a cinco minutos.
- A varinha é colocada em uma solução tampão.
- O cabo da varinha é então quebrado.
- A solução tampão é lacrada e enviada ao laboratório.
- Se a amostra for reagente (preliminarmente positiva), o laboratório executa imediatamente um teste de confirmação usando a mesma amostra.
- Você retorna para obter os resultados do teste em uma ou duas semanas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Após o teste
Algumas pessoas dirão que a parte mais difícil de um teste de HIV não é fazer o teste, mas esperar pelos resultados. Isso é especialmente verdadeiro se você tiver um resultado positivo preliminar e tiver que esperar vários dias ou mais pelos resultados finais.
A espera muitas vezes pode ser angustiante; Tanto é verdade, de fato, que uma em cada 15 pessoas não retornará para receber seus resultados, de acordo com um estudo publicado no International Journal of DSTs and AIDS.7
Há várias coisas que você pode fazer para manter a compostura durante a espera:
- Cerque-se de amigos e familiares para apoiá-lo.
- Dê um passo de cada vez. Não gaste horas procurando na web todos os “e se”.
- Exercite-se para ajudar a elevar seu humor e combater a depressão.
- Evite álcool, drogas recreativas ou mesmo cafeína para permanecer calmo e presente.
- Se a preocupação começar a consumir você, lembre-se de que existe um tratamento eficaz, qualquer seja sua renda.
Se você não conseguir lidar com a situação e não tiver ninguém com quem conversar, ligue para o Centro de Valorização da Vida – Eles têm muito a te oferecer! São fantásticos.
Interpretando os resultados
O tempo que leva para obter os resultados pode variar, falamos aqui do tempo do resultado do exame, não da janela imunológica. Mas os resultados dos testes são entregues apenas pessoalmente. É proibida por lei a entrega de resultados para testes contra HIV pela internet, não importa a mídia utilizada.
Os resultados do teste são interpretados da seguinte forma:
- Se o teste preliminar não for reativo, você é HIV negativo, o que significa que você não foi infectado ou fez o teste muito cedo. Embora você não precise de mais testes, a menos que o momento do seu teste não seja o ideal, como por questões de janela imunológica incompleta, você será informado sobre as maneiras de reduzir o risco futuro e se testes de rotina são necessários se você estiver sob alto risco de infecção.
- Se o teste preliminar for reativo, o resultado é considerado reagente preliminar. Para confirmar o resultado, o laboratório usará um teste mais sofisticado chamado de teste de diferenciação de HIV e possivelmente o NAT. Se os testes de confirmação forem não reativos, você pode ter certeza com um alto nível de confiança de que é HIV negativo.
- Se seus testes preliminares e confirmatórios forem reativos, você é HIV positivo, o que significa que foi infectado pelo HIV. O aconselhamento pós-teste será focado em suas necessidades emocionais e médicas.
O aconselhamento pós-teste é sempre realizado, independentemente dos resultados do teste. O objetivo do aconselhamento é duplo: ajudá-lo a compreender o que significam os resultados e fornecer-lhe as informações sobre “o que vem a seguir” para se manter seguro e saudável.
Um resultado de teste de HIV positivo pode ser compartilhado com a Vigilância Sanitária, secretaria Estadual de saúde e seu médico.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Acompanhamento – Há Vida com HIV
Ao receber um diagnóstico de HIV positivo, você será informado de que existem opções de tratamento e sistemas de apoio para conectá-lo a cuidados médicos.
Você também pode ser encaminhado a um navegador de cuidados que pode ajudá-lo com referências e quaisquer serviços financeiros, emocionais, familiares, jurídicos ou de tratamento de drogas de que você precise.
Se você se sentir confuso, pode pedir para discutir essas coisas outro dia ou usar o tempo para fazer quantas perguntas precisar. Chegar a um acordo com um diagnóstico de HIV é um processo. Não tenha pressa! O mundo não acabou, sua vida também não! Que bom que você foi diagnosticado, com os recursos medicamentosos de atualidade, você poderá ter uma vida longa e saudável! Mas não entre na onda de quem banalize a AIDS. As comparações feitas entre HIV/AIDS e, diabetes, por exemplo, são inconsistentes e mesmo um desrespeito às dificuldades de pessoas que vivem com diabetes. Doença alguma é fácil de ser vivenciada e só é simples para quem não as tem ou não as conhece.
Viver com uma doença ou condição é sempre uma jornada difícil!
Não é impossível vencê-la e ter uma vida longa e relativamente saudável e eu tenho o dever, a responsabilidade de não brincar com as vidas das pessoas que chega a este blog em busca de informação séria.
No entanto, se você está pronto para prosseguir e o teste foi realizado em uma clínica ou hospital, pode ser solicitado que você faça testes adicionais chamados contagem de CD4 e carga viral do HIV.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Diagnosticado Com HIV – Coisas a Aprender: O que é CD4?
A contagem de CD4 mede o número de células imunológicas (chamadas células T CD4) no sangue e ajuda a estabelecer a força do sistema imunológico. A carga viral usa tecnologia semelhante ao NAT e conta quantos vírus existem em um microlitro (µL) de sangue.
Ambos os testes ajudam a estabelecer seu estado inicial antes do tratamento e serão repetidos rotineiramente para avaliar sua resposta à terapia.
O tratamento do HIV deve, idealmente, ser iniciado no momento do diagnóstico. Testes genéticos podem ser usados para identificar quais drogas funcionam melhor para você. A terapia medicamentosa em si normalmente envolve uma dose diária e, se tomada conforme prescrito, pode garantir uma qualidade de vida normal e uma expectativa de vida quase normal.
Você terá avaliações médicas contínuas para monitorar sua condição pelo resto de sua vida, cujo cronograma será determinado pelo seu médico.
Um diagnóstico de HIV positivo não significa a mesma coisa que antes. Os avanços na terapia do HIV permitem que agora você viva uma vida longa e saudável e nunca se depare com a perspectiva de uma doença séria relacionada ao HIV ou AIDS.
Um convite à reflexão
Receber um diagnóstico de HIV pode ser um evento de mudança de vida, e geralmente não há como saber como você reagirá às notícias.
Seja qual for a sua resposta, aceite que é normal reagir assim! É um baque forte, uma pancada de frente com um muro!
Algumas pessoas podem até sentir uma sensação de alívio por não terem mais que se perguntar sobre seu status. Não faz sentido! Faz sentido usar preservativo. PONTO.
Conhecendo o seu estado de HIV, você pode fazer uma escolha informada sobre como proteger outras pessoas da infecção e você mesmo contra a reinfecção.
Isso não sugere que viver com o HIV não tem seus desafios. Se você estiver tendo problemas para lidar com a situação, considere entrar em um grupo de apoio ou procurar aconselhamento individual de uma terapeuta qualificado.
Por outro lado, se você estiver passando por extrema depressão ou ansiedade, peça encaminhamento a um psiquiatra, que pode lhe oferecer medicamentos e terapia para ajudá-lo a lidar melhor com a situação.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Sugestões do Sistema. Eu tenho um pequeno recurso de Inteligência Artificial que analisa o conteúdo e me sugere links para oferecer para vocês.
É com muito gosto que os entrego…
- O que é HIV/VIH? O que é AIDS/SIDA
- A Infecção primária por HIV. Como detectá-la e como agir?
- Viver com HIV! Como é isso?
- A Infecção Primária por HIV
- Testes de quarta geração para HIV. Qual a precisão?
- Sintomas De HIV! A HIV-Fobia! O Pavor da Janela Imunológica Eterna!
- CD4 e Células T CD4 Esclarecendo a diferença!
- Exames De Sangue Antes De Iniciar Ou Mudar O Tratamento Contra O HIV
- Carga Viral Indetectável dá Não reagente?
- Testes de carga viral do HIV or que os fazer?
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]