HIV Fadiga e Esgotamento

[vc_row][vc_column][vc_column_text]
HIV! Sabe, a AIDS, conforme uma médica me explicou e, assim:
‘A pontinha do iceberg de tudo o que ocorre depois que ele, o HIV, nos causa, depois de entrar em nossos corpos!
Fadiga ou estafa são dois nomes diferentes para síndrome de wasting, que terá um link no final do texto para mais ampla explanação. Portanto,convém observar a minha experiência pessoal com a questão da estafa, da queda de cabelos e a somatização das coisas.

Mas, em muitas vezes busco explicar, mesmo que em outros contextos:

-“Cara, você esta somatizando”! E eu recebo:

-“O seu ***** eu não estou louco, as coisas estão acontecendo”!

Mas eu não disse a eles e elas que não está acontecendo, que a psicossomática é uma ciência, não um lodaçal de loucura!

Fadiga Estafa

 

[/vc_column_text][penci_text_block block_title_align=”style-title-left”]

A Fadiga é comum entre pessoas com HIV. Há muitas causas e medicamentos para curá-la.

Querendo Ou Não, a Infecção por HIV é Uma Doença Crônica.

 

HIV como causa da fadiga. O HIV é uma infecção crônica (de longo prazo) e o corpo produz uma resposta imunológica contra ela. Pessoas com HIV gastam bastante energia, porque lutam constantemente contra o vírus, então fadiga pode ser desenvolvida vagarosamente, como consequência do próprio HIV.

Desta forma, a carga viral alta é particularmente associada com a fadiga. A terapia anti-HIV, frequentemente, torna a produção de HIV no organismo mais lenta e muitas pessoas adquirem mais energia depois de tomar medicamentos anti-HIV.

# 2 Medicação relacionada ao HIV a Fadiga Ou Estafa

deficiência de vitaminas e minerais também podem ser causa de estafa ou fadiga

Mas mesmo que medicamentos anti-HIV melhorem os níveis de energia. Portanto, alguns também podem causar fadiga, especialmente nas primeiras semanas de terapia.

Se você suspeita de que um dos seus medicamentos anti-HIV lhe esteja causando fadiga, uma mudança no tratamento talvez ajude. Primeiro, descarte outras causas para a fadiga e discuta com seu médico suas opções de tratamento.

Ademais, medicamentos usados para tratar infecções oportunistas, como co-trimoxazol, dapsona e pirimina – usados para tratar de PCP (pneumonia por Pneumocystis carinii) e Toxoplasmose – bem como ganciclovir, para tratar do CMV (citomegalovírus) podem também causar fadiga. Ácido fólico pode ser tomado como tratamento.

[/penci_text_block][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css_animation=”bounceInUp”]

# O Tratamento do HIV é Tratamento de Longo Prazo

Novo HIV?!!!Se seus sintomas tiverem como causa sua mecicação, e você não pode deixar de tomá-lo, é possível tratar-se com uma transfusão de sangue. Isso ocasiona um rápido aumento das hemácias, mas não é uma solução a longo prazo. As transfusões apresentam uma série de desvantagens, como transmissão de infecções, incluindo o CMV. Injeções de um hormônio sintético chamado Eritropoetina, o qual estimula a produção das hemácias, podem ser uma outra opção de curto prazo.

#3 Deficiências de vitaminas e minerais.

Estes sintomas podem ser causados por níveis baixos de certas vitaminas e minerais. Uma dieta nutritiva, equilibrada, pode reduzir sua ocorrência. Consulte um dietista em HIV a respeito de minimizar a fadiga através de mudanças na dieta e utilização de suplementos.

Mesmo que esteja se alimentando bem, você pode não estar absorvendo os bons nutrientes da comida, em razão de diarreia, micróbios do estômago ou infecções oportunistas. Seu médico pode investigar e tratar da causa das deficiências de vitaminas e minerais.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css_animation=”fadeInLeft”]

#5 Outras causas médicas para a fadiga ou estafa

Fadiga Estafa e HIV

Algumas infecções oportunistas (MAI – Mycobacterium avium-intracellulare, espécies bacterianas que causam infecções oportunistas e tuberculose) e certos tipos de câncer podem levar à fadiga e dor crônica. O tratamento deve ser direcionado à infecção.

Baixos níveis de testosterona podem causar fadiga e os esteroides ajudam a lhe dar energia e construir músculos, em conjunção com exercícios regulares. “Não se automedique e procure um médico antes de fazer coisas sem sentido e perigosas só temos um fígado e é bem complicado resolver problemas nele”! E, quando tomamos antirretrovirais, o fígado já tem uma cota imensa de problemas para cuidar. 

Seja amigo de seu Fígado e tomo outra atitude

# Outra atitude para reduzir a fadiga!

Tome uma atitude para aumentar seus níveis de energia. Exercício moderado melhora os níveis de energia e a função imunológica. Assim, tente considerar uma rotina de exercício apropriada. A reorganização em casa e no trabalho pode economizar sua energia.

Traduzido de um artigo no AIDSMAP

“Detonado”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css_animation=”bounceInUp”]

Sono, estresse e depressão.

Também pode ser consequência de sono perturbado. Tente estabelecer uma rotina que equilibre trabalho, relaxamento, sono e socialização.

Considere terapias complementares, como massagem, acupuntura, para aliviar a ansiedade ou a fadiga. A redução da ingestão de café, álcool e drogas ajuda também a reduzir a fadiga.

Estresse e depressão podem causar fadiga. Consulte seu médico acerca de medicação ou aconselhamento.

Por exemplo, coloque objetos em lugares de fácil alcance e sente-se enquanto prepara as refeições.

[/vc_column_text][penci_text_block block_title_align=”style-title-left” custom_markup_1=””]

Eu Somatizo, tu (figurinha) somatizas, ele somatiza, nos somat…

Olha só! Quando o desastre se abateu em minha vida eu fiquei que nem bolinha de fliperama, batendo de um lado pro outro até cair por entre os flipers!!!

Aí a bolinha foi para a casa de apoio.

Vejam só.

Eu mal me entendia com uma pessoa ali, outra vinha me zoar, incomodar, contestar em síntese, me afligir. Era, sim, um Inferno!

Mas era, também, um lugar onde eu podia dormir sem estar ao relento. Sem passar fome. Você estranha as declarações?

Bem, eu tive muitos amigo nesta vida, mas também vacilei com muitos deles e, eu nunca saberei ao certo sobre os porquês, a única pessoa que poderia me dar abrigo naquelas circunstâncias me surpreendeu por não o dar!

Não naquela vez, neste triste momento. Mas me abrigou em outras circunstâncias e eu não tenho o direito de o censurar.

O fato é que havia ainda alguns, mas ninguém se preocupou comigo!

 

Seja como for, na casa de apoio, que era um inferno literal e visceralmente, uma das poucas coisas que eu tinha para fazer era, à noite, ler. E eu lia apoiando o livro a uma mesa cuja luminária ficava a menos de um metro dela, o que me faria pensar em um carteado de tranca, por assim o dizer!

[/penci_text_block][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][penci_wp_widget_search title=”Faça sua busca ou leia os textos sugeridos!” block_title_align=”style-title-center” css_animation=”bounceInDown”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][penci_wp_widget_tagcolud title=”Ou Siga nossas tags! As Maiores são as mais lidas” block_title_align=”style-title-left” taxonomy=”category”][/vc_column][/vc_row]

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.