Candidíase recorrente foi o que levou Amarilis, uma grande amiga, cujo testemunho esta aqui neste blog a descobrir a própria sorologia.
O que muitos não sabem, ainda, é que ela estava em um pre-operatório, e eu não me recordo para que seria a cirurgia e, entre os exames de sangue apareceu o resultado soropositivo para HIV!
E, para que se diga tudo, ela estava preocupada pois estava padecendo de uma coisa aparentemente sem solução uma …
… Candidíase Recorrente…
….tema este já abordado aqui, mas eu estive olhando por aí, e vi que este texto é melhor que o anterior e isso me levou a traduzi-lo!
Pontos principais na Candidíase Recorrente
- candidíase (candidíase) é uma infecção comum por fungos, tratada com medicamentos antifúngicos.
- Candidíase leve na boca é relativamente comum em pessoas com HIV.
- Uma boa higiene bucal pode reduzir o risco de candidíase oral.
Bem, a Candida é um grupo de fungos comuns que vivem na pele e na boca. E sim, eles são normalmente controlados pelo sistema imunológico.
No entanto, se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido (isso não é sintoma de doença por HIV ou AIDS), a Candida pode crescer nas membranas mucosas (os revestimentos das passagens do corpo) ou em outras partes do corpo, causando sintomas conhecidos como candidíase, cândida ou candidíase.
Porém, pessoas HIV negativas podem desenvolver candidíase quando seus sistemas imunológicos são temporariamente deprimidos por fatores como estresse, tabagismo ou álcool ou condições médicas como diabetes.
Antibióticos podem FACILITAR a proliferação a Candida
E assim, tenha em mente que se as pessoas estão tomando antibióticos podem, como será explicado no vídeo.
Ter episódios de candidíase recorrente, porque o antibiótico mata temporariamente algumas das bactérias inofensivas que habitam o corpo, e que combateriam a proliferação da cândida, criando um desequilíbrio que permite a Candida tomar seu lugar.
Desta forma e também, o uso de um tipo de medicamento chamado corticosteroide inalatório pode ter o mesmo efeito.
As mulheres, geralmente, apresentam candidíase na vagina, enquanto os homens a têm manifesta sob o prepúcio ou a cabeça do pênis, causando prurido, queimação e/ou dor.
E observe que as mulheres correm maior risco de candidíase quando estão grávidas.
E, ainda, veja você: A candidíase pode ser transmitida de mãe para bebê durante o trabalho de parto. Também é possível ter candidíase na boca (candidíase oral) ou na pele.
Mesmo sem Deficiência imunológica (AIDS)
Assim, a candidíase recorrente pode aparecer, entre as pessoas com HIV, na boca, e isso é relativamente comum, mesmo com uma relativamente alta contagem de células CD4 (acima de 500).
As mulheres com HIV parecem ter candidíase vaginal com mais frequência do que as mulheres não portadoras de HIV.
Entretanto, a candidíase se torna mais comum com contagens mais baixas de células CD4 menores que 500 que, em tese, definiriam o “quadro de AIDS”
😠 Possibilidade de ser AIDS não é Completa Certeza! Ter candidíase recorrente não prova que se tem AIDS! 😠
Infecções recorrentes podem ser um sinal de progressão da doença pelo HIV. Estar em tratamento eficaz para o HIV evitará mais danos ao seu sistema imunológico.
E, esteja certo/certa disso, diminuirá a probabilidade de você ter sérios problemas com infecções por candidíase, bem como outras doenças oportunistas.
Por favor, observe e tenha sempre em mente que gripe, resfriado, dor de cabeça, coceiras e o maldito “rash” não são sintomas concludentes de infecção por HIV ou AIDS.
Da mesma forma, mesmo esta “a síndrome da soroconversão” é muito inespecífica, e não oferece a acuidade necessária! Entenda, e entenda bem, que a Síndrome da Soroconversão tem sintomas idênticos aos de quaisquer viroses! Diabos!!!!!
Sintomas (eu detesto esta palavra)
Nas gengivas, língua, face interna e / ou garganta superior (candidíase orofaríngea), a Candida cresce em aglomerados brancos que podem ser raspados ou causam manchas vermelhas chamadas eritema.
A candidíase vaginal pode causar um corrimento que pode ser espesso e branco amarelado ou claro e aquoso. Pode arder quando você urina (xixi).
Os homens podem apresentar candidíase genital sem apresentar sintomas. Se você tiver sintomas, eles podem incluir:
- irritação, queimação, coceira, vermelhidão ou manchas vermelhas sob o prepúcio ou na ponta do seu pênis
- uma secreção branca e semelhante à coalhada sob o prepúcio. Você também pode perceber um cheiro desagradável.
Quando eu fui morar na casa de Apoio Brenda Lee, que salvou minha vida, eu tive dois “presentes” do ambiente:
Um diagnóstico precoce de Tuberculose Ativa e uma série bastante longa e desagradável de candidíase recorrente. A outra casa de apoio…
A Candidíase recorrente e o Inferno na terra
Bem, foi dentro dela, uma organização da Igreja Católica, que eu conheci o Inferno na Terra! A candidíase recorrente não me abandonou mais até que eu, por trinta mil razões, decidi ser melhor viver nas ruas, onde, ao menos, eu poderia defender-me!
A candidíase na pele pode causar uma erupção cutânea vermelha, dolorosa e com coceira, que pode aumentar de tamanho e causar uma secreção branca ou amarela do tipo de coalhada.
Diagnóstico da Candidíase recorrente
É fácil para um médico ou enfermeiro diagnosticar candidíase na boca ou no esôfago observando as áreas afetadas. Os médicos podem coletar uma amostra de tecido ou um cotonete para testar o fungo quando outras partes do corpo são afetadas. Eles também podem fazer exames de sangue para procurar outras condições associadas à candidíase, se necessário.
A candidíase pode ser tratada com medicamentos antifúngicos.
Existem vários medicamentos em forma de comprimidos(sistêmicos) disponíveis. Procure seu médico!
Você também pode obter alguns medicamentos antifúngicos de outras formas, como uma solução líquida para candidíase Recorrente oral, cremes para infecções de pele ou unhas e cremes e pessários para candidíase vaginal.
Você pode comprar esses tratamentos antifúngicos ao balcão das farmácias de rua. No entanto, pode haver interações com alguns medicamentos anti-HIV. Portanto, converse com um médico ou farmacêutico antes de tomá-los. Não é recomendável tomar tratamentos antifúngicos em comprimidos se estiver grávida.
Algumas cepas de Candida tornam-se resistentes ao *****, especialmente entre pessoas com baixa contagem de CD4. Ou que o tomam há muito tempo ou várias vezes em rápida sucessão
Vacine-se! A vacinação não é um mal. O mal é não vacinar-se
Diga não à automedicação! Vacine-se! Que viu o drama humano que é a poliomielite sabe bem o que é a falta de uma vacina!
Drogas antifúngicas podem causar efeitos colaterais como náusea, vômito e diarreia. Algumas mulheres acham que o uso de um hidratante comum na área afetada ajuda a aliviar os sintomas.
“Se a candidíase persistir, os medicamentos corretos serão eficazes para preveni-la em pessoas com baixa contagem de CD4”.
Embora não seja uma infecção sexualmente transmissível, há um pequeno risco de transmitir candidíase a um parceiro durante o sexo; portanto, convém evitar a relação sexual até que a infecção seja debelada.
Os tratamentos tópicos, como cremes e pessários, também podem danificar os preservativos de látex; portanto, tenha cuidado se você estiver usando esses cremes na vagina ou no pênis.
Prevenção
Se você teve candidíase antes de iniciar o tratamento para o HIV, é bem possível que o problema desapareça à medida que sua contagem de CD4 aumenta e, desta forma, seu sistema imunológico se torna melhor no combate a infecções.
No entanto, tenha em mente, entretanto, que a candidíase recorrente poderá fazer parte de sua vida! Cuide-se
Se a sua candidíase persistir, os medicamentos antifúngicos prescritos por seu médico poderão ser eficazes no tratamento em pessoas com baixa contagem de CD4.
Uma boa higiene pessoal o ajudará a se recuperar da candidíase. Evitar sabonetes perfumados, géis de banho, roupas íntimas ou calças justas (!!!) pode reduzir o risco de desenvolver candidíase.
Seque sua área genital adequadamente após a lavagem, pois a candidíase floresce em condições de maior umidade. Vestir roupas íntimas de algodão e roupas largas pode ajudar.
Evite desodorantes ou duchas vaginais para evitar candidíase vaginal. Uma boa higiene bucal pode reduzir o risco de candidíase oral.
Complicações da Candidíase Recorrente
A candidíase esofágica (candidíase no esófago) é uma condição mais séria. Esta forma de candidíase pode torna doloroso se comer.
Pessoas com sistema imunológico muito danificado podem ter uma complicação da candidíase, chamada candidíase invasiva. Se você tiver uma contagem baixa de células CD4 e ficar doente durante um ataque de candidíase (por exemplo, se você tiver uma temperatura alta, estiver doente ou tiver dor de cabeça), procure um médico imediatamente.
Traduzido por Cláudio Souza do Original Candidiasis (thrush) escrito por Selina Corkery em março de 2017.