O que é?
A uretrite gonocócica, como também é conhecida a gonorréia, é causada pela Neisseria gonorrhoeae. É um dos tipos mais comuns de uretrite masculina. Causa infecção e inflamação na mucosa uretral. Sua característica marcante é a presença de corrimento abundante pela uretra do homem ou pela uretra ou vagina da mulher.
Pode ficar incubada por um período de 2 a 5 dias.
Transmissão:
É transmitida somente pelo contato sexual. Atinge mais jovens que são sexualmente ativos e não têm
parceiros fixos. A possibilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.
Sintomas
O primeiro sintoma que aparece é a sensação de coceira que se estende por toda a uretra. Depois de alguns dias, um ardor ao urinar também torna-se um sintoma seguido de um corrimento.
Algumas pessoas podem ter febres.
As mulheres, na maioria dos casos, não sentem os sintomas mas, mesmo assim, podem transmitir ao homem.
Complicações
A gonorreia pode trazer algumas complicações para os homens como: artrite, meningite,

faringite, prostatite, infecção ocular, entre outras. Eu, o editor teste site vi uma moça com gonoreia oftálmica e, infelizmente, não houve meios para se evitar que ela perdesse a visão por completo. Ainda sobre isso, há, na Europa, um surto emergente de gonorreia resistente a praticamente todos os antibióticos.
A mulher, se não for tratada, pode se tornar infértil e, se estiver grávida, pode abortar. Pode ocorrer também o parto prematuro, gravidez ectópica, , pneumonia, otite média do recém-nascido, entre outras complicações.
Exames
Há dois tipos de exames que podem ser feitos: o exame de amostras uretrais com a utilização da coloração Gram, que é mais específico para homens e a cultura em meio específico de Thayer-Martin. Este último é mais indicado para as mulheres e para casos suspeitos de resultados negativos.
Tratamento
O tratamento é feito a base de antibióticos. Durante o tratamento, os portadores de gonorreia devem suspender as relações sexuais, evitar bebidas alcoólicas e conversar com seu parceiro ou parceira para aderir ao tratamento, já que o risco de transmissão é altíssimo.