Pequeno dicionário do HIV

Em minha busca por conhecimento na área a que o blog Soropositivo se dedica encontrei alguns termos que até então para mim eram um pouco confusos. Acredito que a maioria das pessoas não tenha uma base dos significados de algumas palavras chave sobre o vírus, e na minha coluna de hoje trago um pequeno dicionário para que se esclareçam quaisquer dúvidas sobre essas palavrinhas chave:

HIV:  uma sigla para vírus da imunodeficiência humana

AIDS: Como o vírus do HIV não tem cura (ainda) e permanece no corpo da pessoa para toda a vida, existe a possibilidade que ele evolua para AIDS (síndrome de imuno deficiência adquirida), que ocorre geralmente quando a pessoa não faz o tratamento e o sistema imunológico fica baixo, dando abertura para as chamadas doenças oportunistas, que podem levar a pessoa à morte.

Doenças oportunistas: As infecções oportunistas são doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, que cuida da defesa do organismo.

PEP: Profilaxia pós exposição. É um tratamento que deve ser iniciado com no máximo 72 horas após a relação de risco e dura 28 dias, este tratamento está disponível em hospitais e CTA’S, nos quais o paciente será devidamente orientado a ser medicado para evitar a infecção pelo vírus.

Sorodiscordante: Tema de minha próxima coluna, significa que em um casal há uma pessoa que é portadora do vírus e a outra não, ou seja: discordantes neste quesito pois apenas uma pessoa tem HIV.

Carga viral: Carga viral é um exame que conta a quantidade de vírus presente em uma certa quantidade de sangue. Utilizando a quantidade de RNA viral presente em uma amostra de plasma sanguíneo pode ser feito uma estimativa para quantos existem no organismo e do impacto que eles terão na saúde do paciente.

Carga viral indetectável: HIV indetectável é a condição de todos aqueles que, um dia diagnosticados positivos para o HIV, atingiram a supressão do vírus, graças ao uso dos medicamentos antirretrovirais, o “coquetel” anti-HIV.

Aproveitando a deixa, caso você esteja em um relacionamento com alguém que é portador do vírus e você não (o sorodiscordante que expliquei aí em cima), entre em contato conosco, gostaríamos de fazer minha próxima coluna sobre este tema e nada melhor que a ótica de quem vive a situação e pode nos falar com propriedade. Manteremos anonimato caso for necessário e suas informações nos serão de grande valia, um abraço!

Um comentário sobre “Pequeno dicionário do HIV

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.