Sexo Oral: Qual o Risco?

Humains 3d sexeMuitos homens e mulheres encontram no sexo oral uma experiência intensamente prazerosa. As pessoas usam termos diferentes para se referir a sexo oral (incluindo termos formais como felação e cunilínguis e slang e outros termos como sexo oral). Geralmente o sexo oral significa beijar, lamber ou chupar o órgão sexual de outras pessoas.

Sexo oral e HIV

Médicos e pesquisadores não podem ser certeza de quantas pessoas foram infectadas por HIV através do sexo oral. Alguns acham que dificilmente alguém foi infectado com HIV pela via do sexo oral; mas as outras pessoas acham que até 3% de infecções por HIV sejam devidas ao sexo oral. No final de 2008, pesquisadores olharam para todas as provas disponíveis e calcularam que o risco de contrair HIV do sexo oral era muito baixo, mas que não era zero; havia e há, sim, um risco.

É sabido que o sexo oral envolve menos risco do que o sexo anal desprotegido ou sexo vaginal desprotegido.

Sex in the BathroomA probabilidade de que o HIV seja transmitido de uma pessoa HIV+ a uma pessoa HIV-negativa depende do tipo de contato envolvido. O HIV é mais facilmente transmitido por sexo anal desprotegido (ou seja, sem camisinha), sexo vaginal sem proteção, compartilhamento de paramentos para injeção de drogas injetáveis ou mesmo no âmbito hospitalar e de mãe para bebê, no parto (Transmissão vertical) ou na amamentação (que deve ser evitada de todas as formas possíveis). Também depende da carga viral da pessoa com HIV e este é um assunto extremamente longo com muitos aspectos ainda não esclarecidos e, portanto, discutíveis).

O sexo oral tem demonstrado ser uma atividade menos arriscada, mas não é isenta de riscos. Novamente, depende da carga viral da pessoa com HIV e a saúde bucal da pessoa fazendo sexo oral. Também é importante lembrar que outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes e gonorreia, podem ser facilmente ser transmitidas através do sexo oral. Se você não usar preservativos, ou barreiras dentais, na prática do sexo oral, é uma boa ideia ter exames regulares sobre saúde bucal (nota do tradutor: Ter atenção com a saúde bucal me parece mais uma questão de auto amor do que ter uma boca apropriada para performances de sexo oral das mil e uma noites).

O risco de haver contágio por HIV durante sessões de sexo oral podem complicar se houverem fluidos que normalmente carregam o HIV tais como:

  • sêmen
  • Fluido vaginal
  • Sangue

Encontrarem um caminho para a corrente sanguínea de uma pessoa HIV-negativa (através da boca ou da garganta, o que é mais provável se houver uma inflamação, cortes ou feridas presentes… Ou cáries e gengivite).

27 comentários sobre “Sexo Oral: Qual o Risco?

  1. Perdão pelo tamanho do texto, porém acredito que seja válido, pois simplesmente nunca vi esse assunto ser abordado e sempre pesquisei, então talvez seja a dúvida de mais pessoas. Bom, vamos lá.

    Pois bem, a dúvida é simples. Imaginemos três indivíduos. Dois homens e uma mulher (ou um terceiro homem, tanto faz). Esta mulher/homem está praticando sexo oral nos dois homens, sendo que primeiro recebe a ejaculação de um, e ingere por completo, para, logo em seguida, iniciar o sexo oral no segundo, até que este também ejacule para que ela/ele possa ingerir mais uma vez.

    Nesta hipótese, sei que para quem está praticando haverá um risco maior de contaminação, inclusive por ingerir o sêmen de ambos, mas a minha dúvida especificamente é se o segundo homem corre o risco de contrair caso o primeiro homem esteja contaminado. Em outras palavras, a boca eventualmente “suja” do sêmen do primeiro indivíduo, ainda que ela/ele tenha engolido tudo, representaria risco de contaminação para o segundo indivíduo em razão do contato do sêmen contaminado com o pênis?

    Aliás, a saliva dela/dele seria capaz de anular essa possibilidade, já que o contato do sêmen do primeiro indivíduo no pênis do segundo homem seria “indireto”?

    Mais além, na hipótese do pênis não conter arranhões ou ferimentos, seria bastante remota a possibilidade de contaminação apenas pelo contato do sêmen no corpo do pênis, ainda que de forma direta, não é? Ou nessa hipótese haveria sim risco significativo? (Esta dúvida me vem à cabeça em razão daquela possibilidade de um indivíduo ejacular sem querer em cima de outro pênis na hipótese de uma mulher estar realizando sexo oral em dois homens ou mais ao mesmo tempo.)

    Obrigado! Parabéns pelo site!

    Curtir

    1. O quadro que vc narra é extremamente complexo e eu não posso me ar ao luxo de opinar sobre isso. Acho que as três pessoas tem, por padrão, um comportamento sexual arriscado e eu diria aos três, no campo das hipóteses, que aguardassem a janela imunológica, sobre a qual você pode saber mais neste link. E, embora ninguém tenha me pedido uma opinião, eusou uma pessoa extremamente liberal no que tange a sexo, de forma que se vcs tres tivessem se reunido a um canguro, oito borboletas e uma boneca barbie, eu não veria nada de errado. Exceto pela talta de preservativo

      Curtir

      1. Olá td B? Esse link não respondeu minha pergunta, por favor eu queria saber se há risco de ter me infectado, pois recebi sexo oral de uma pessoa hiv positivo, me ajude.

        Curtir

        1. VC fez tres vezes a mesma pergunta. Se vc não conseguiu depreender, do texto, que é muito difícil contrair HIV da maneira como você relatou, se vc não leu o link que leva a um artigo da folha de São Paulo que informa que, pela primeira vez, se tinha um caso comprovado de transmissão por sexo oral, foi porque vc não presta atenção no que lê.
          A bem da verdade, vc não corre este risco, mas, como me parece que vc é uma pessoa muito ansiosa eu o aconselho a fazer os exames para se pacificar.
          Da próxima vez que vc vier aqui e deixar um comentário, faça-o uma só vez para não encher minha caixa postal. Eu não posso estar à sua disposição quando vc bem acha que deve e na proxima vez que vc fizer, 2 (duas) vees a minha pergunta, eu reporto vc como spammer e bloqueio vc na página.
          Fui Claro?

          Curtir

      2. Bom dia, Cláudio o link q vc passou não corresponde a minha pergunta, ei gostaria de saber se tenho risco de ter contraído hiv, pois fui chupado por uma pessoa hiv positivo

        Curtir

        1. Sabe Márcio, olhando isso quase um ano depois eu vejo o quanto você é egoísta. Você recebe uma manifestação de carinho (eu n faria sexo oral em uma pessoa que eu não nutrisse sentimentos por ela e, receber, muito menos), descobre depois, se é que descobriu depois, que a pessoa tem HIV e vc não fez uma só menção à saúde da pessoa. Você imagina os riscos de dar sexo oral para alguém?
          Think about it

          Curtir

  2. Por favor.
    Eu vi em este artigo , e como disse a transmissão pelo sexo oral receptivo, se torna praticamente impossivel .
    Mas a data de 2012 e sendo eu uma pessoa q recebeu sexo oral e ficando preocupado , peno se houve mudanças sobre esse conceito.
    Gostaria de um retorno se possível e desde já paabenizo tal matéria q tanto me esclareceu.

    Curtir

    1. ună, vă mulţumim pentru căutarea de blog-ul nostru. Reţineţi că eu sunt, folosind un traducator online pentru a răspunde la întrebarea dumneavoastră şi nu am nici un fel să verifice exactitatea traducerii. În general termeni doar, din toate literatura medicală, un singur caz de transmitere HIV prin oral sex, şi a fost în Statele Unite ale Americii. Dacă vă păstra şi de a preveni practica oral sex în perioada de menstruale sunt “relativ liniştită”

      Curtir

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.