Quais são as manifestações neurológicas em crianças?

I – Encefalopatia pelo HIV:

É uma doença neurológica geralmente progressiva, caracterizada por um ou mais dos seguintes achados evolutivos:

  • – perda de marcos (estágios) de desenvolvimento ou habilidade intelectual;
  • – crescimento cerebral retardado (microcefalia adquirida e/ou atrofia cerebral demonstrada por tomografia computadorizada ou ressonância magnética);
  • – déficits motores simétricos progressivos manifestos por dois ou mais dos seguintes achados: paresia, tônus anormal, reflexos patológicos, ataxia ou distúrbio de marcha.

A doença também pode ter apresentação estática com déficit neurológico não progressivo. A tomografia computadorizada de crânio, geralmente mostra atrofia cortical, ocasionalmente com calcificações de gânglios da base e substância branca. O exame liquórico e o EEG não revelam alterações significativas.

2) Toxoplasma gondii (Toxoplasmose adquirida)

Doença rara em crianças, sendo mais freqüente em escolares e adolescentes. O quadro clínico é de sinaís neurológicos focais, convulsões e cefaléia. A tomografia computadorizada de crânio mostra lesões inflamatórias isoladas ou múltiplas, com lesões características em anel após injeção de contraste. A dosagem de anticorpos específicos antitoxoplasma em sangue e líquor pode auxiliar o diagnóstico. O diagnóstico de certeza é dado pelo exame anátomo – patológico da região acometida, mas os riscos inerentes ao procedimento fazem com que biópsia cerebral seja indicada apenas se não houver resposta à terapêutica.

3) Meningite por Cryptococcus neoformans

Quadro raro em crianças pré-escolares, causa cefaléia de intensidade variável e mais raramente, febre e sinais de localização. O exame liquórico freqüentemente é não-inflamatório, e a Tinta da China mostra a presença do fungo em cerca de 80% dos casos. A pesquisa de antígeno solúvel específico é mais sensível, com positividade em mais de 90% dos casos.

4) Meningoencefalite tuberculosa

Doença de início insidioso e curso progressivo, caracterizada por irritabilidade, convulsões, sintomas de hipertensão intracraniana e, eventualmente, sinais de descerebração. O exame liquórico evidencia hipoglicorraquia, hiperproteinorraquia e plelocitose moderada. A pesquisa direta e a cultura de bacilos álcool-ácido resistentes no liquor pode ou não ser positiva. A incidência nos pacientes HIV não tem se mostrado diferente da população em geral da mesma faixa etária.

5) Acidente Vascular Cerebral

Quadro neurológico de instalação aguda, com sinais neurológicos focais e cefaléia. É raro em crianças. Pode ser isquêmico ou hemorrágico, nesse último caso geralmente associado à plaquetopenia.

Amor
Enquanto houver vida, mesmo que não haja esperança, ainda há Deus. E enquanto houver Deus, haverá amor. Doe, portanto, amor…

6) Meningites Bacterianas

Quadro clínico de febre, queda do estado geral, vômitos, convulsões, irritabilidade e abaulamento da fontanela. O exame liquórico mostra pleocitose com neutrofilia, hipoglicorraquia e hiperproteinorraquia. Quando realizada antes do início de terapêutica com antibióticos a bacterioscopia no líquor, associada à cultura e prova do látex para meningococo, Haemophillus e pneumococo é bastante sensível.

7) Tumores

Tumores de sistema nervoso central . (SNC) são raros em crianças HIV+, aparentemente corn a mesma incidência que em crianças soronegativas para HIV da mesma faixa etária. O tumor mais freqüentemente encontrado, definidor de AIDS, é o linforna primário de SNC, caracterizado, clinicamente, por convulsões, herniparesia e perda de memória. A tornografia computadorizada de crânio mostra lesão geralmente solitária de 3cm, com captação de contraste variável.

Quando se institui terapêutica antitoxoplasmose baseando-se no quadro clínico e nos achados radiológicos, não se observa o diagnóstico confirrnatório, então, feito por biópsia cerebral e análise histológica do material coletado

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.