O que é?
A meningite criptocócica é uma infecção séria do cérebro e da coluna vertebral que pode ocorrer em pessoas vivendo com o HIV. Ela é causada por um fungo – Cryptococcus neoformans.
O Cryptococcus neoformans é muito comum no meio ambiente e pode ser encontrado no solo e em esterco de pássaros. Se o solo contendo Cryptococcus neoformans for chutado alto no ar El pode ser inalado e depositado nos pulmões. De lá, o fungo pode viajar através do sangue para coluna vertebral e o cérebro onde ele pode causar a doença.
Enquanto a maioria dos adultos e crianças foram expostos a esse fungo em algum momento de suas vidas, eles geralmente tem um sistema imunológico saudável o suficiente para prevenir o Cryptococcus neoformans de desenvolver a doença. Em uma ocasião, 5 a 8 por cento de pessoas HIV-positivo desenvolveram a meningite criptocócica. Desde a introdução das potentes terapias anitretrovirais (ARVs), entretanto, este número caiu de maneira significativa. Pessoas com sistema imunológico suprimido, em particular as pessoas HIV-positivo com contagem de células CD4 abaixo de 50 estão mais propensas a sofrer de meningite criptocócica.
A meningite criptocócica resulta em inflamação e inchaço do cérebro. Isto pode ser extremamente debilitante e/ou doloroso e pode causar danos ao cérebro. O Cryptococcus neoformans também pode causar doenças nos pulmões e, menos comum, nos rins, na pele, no trato urinário, e nos linfónodos.
Se não for tratada corretamente a meningite criptocócica pode ser fatal. Assim é muito importante para pessoas HIV-positivo com sistema imunológico comprometido monitorar sua saúde de perto e relatar qualquer sintoma a seus agentes de saúde.
3 comentários sobre “Meningite Criptocócica”