Candidíase ou Sapinho

O “sapinho”, também chamado de candidíase, é uma doença causada por um fungo (Cândida albicans). Todo mundo tem este fungo tanto sob quanto dentro de seus corpos. Ele pode ser encontrado sob a pele, no estômago, no cólon e reto, na vagina, e na boca e garganta. Na maioria das vezes, a Cândida albicans é inofensiva e até ajuda a manter os níveis bacterianos em ordem. Ás vezes, entretanto, há um crescimento exagerado deste fungo que pode levar a uma série de problemas.

Tanto as pessoas HIV-positivo quanto as HIV-negativo podem desenvolver a candidíase. Muitas mulheres sofrem com infecções vaginais fúngicas, um tipo de candidíase. De modo similar, uma pessoa pode experimentar um crescimento dos fungos em sua boca ou atrás de sua garganta. O stress, uma dieta pobre, ou pouco descanso podem contribuir para estes problemas. Uma pessoa que toma antibióticos para infecções bacterianas por um longo período também pode desenvolver o sapinho em sua boca ou vagina. A candidíase na boca (candidíase oral) também pode ocorrer em pessoas que inalaram esteroides, tais como aquelas habituadas a tratar a asma ou outros problemas pulmonares.

 

candidiase

Uma higiene oral pobre e o tabagismo também podem contribuir para um aumento exagerado de fungos na boca. O consumo exagerado de álcool e açúcar também tem sido ligados ao desenvolvimento da candidíase.

Em pessoas HIV-positivo, a candidíase oral e a infecção fúngica vaginal podem ocorrer a qualquer momento, independente de sua contagem de células CD4. Quanto mais o sitema imunológico se torna danificado, mais freqüentemente a candidíase oral e a infecção fúngica vaginal se tornam recorrentes. Pessoas HIV-positivo com sistemas imunológicos danificados, geralmente com contagem de células CD4 abaixo de 200, estão mais propensas a desenvolver uma candidíase mais profunda em seus corpos, tais como no esôfago ou nos pulmões. Assim como muitas infecções oportunistas, a candidíase irá geralmente melhorar ou recorrer com menos freqüência se a terapia antiretroviral aumentar significantemente a contagem das células CD4.

Tradução Rodrigo S. Pelegrini

Nota do Editor de Soropositivo web Site: Eu procurei muito por uma foto light de candidíase e não achei uma só que eu tivesse coragem de postar aqui.

Todavia, se você se julga um espírito forte, clique aqui o link abre em outra aba do seu navegador

5 comentários sobre “Candidíase ou Sapinho

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.