O que é pneumonia intersticial linfóide? Como diagnosticá-la e tratá-la?

O que é pneumonia intersticial linfóide? Como diagnosticá-la e tratá-la?

 

A pneumonia lntersticial linfóide (PIL) é uma doença pulmonar intersticial cronicamente progressiva que ocorre freqüentemente em crianças com infecção pelo HIV, sendo rara em adultos. Sua etiologia não está ainda esclarecida, mas tanto o vírus Epsteln-Barr como o DNA e RNA do HIV já foram demonstrados em tecidos pulmonares das crianças com PIL. Essas crianças apresentam altos títulos de anticorpos atípicos que respondem especificamente ao EBV, mas o papel deste vírus na patogênese da doença ainda não está estabelecido.

Os pacientes acometidos inicialmente apresentam pouco ou nenhum sintoma. Gradualmente percebe-se tosse persistente, febre e hipersecreção pulmonar, evoluindo com alterações do ritmo respiratório, hipoxia e cianose progressivas. O baqueteamento dos dedos é sinal característico. Pode ser acompanhado por linfadenomegalia, hepatoespicnomegalia e hipertrofia de parótidas. Essa evolução pode ser crônica ou subaguda e os pacientes acometidos geralmente apresentam contagem média de CD4 de 200 Céls/mm3. A radiografia de tórax tipicamente mostra infiltrado reticulonodular difuso e, mais raramente, infiltrado local.

O diagnóstico definitivo requer exame histopatológico. O diagnóstico através de biópsia por broncoscopia é obtido em 30-50% dos casos e biópsia pulmonar a céu aberto é freqüentemente necessária.

O tratamento é feito com anti-retrovirais e corticóide, só devendo se iniciar a terapêutica quando a PO2 for menor que 65rnmHg. Faz-se inicialmente dose de ataque de prednisona (1 -2mg/kg/dia, via oral, por três a quatro semanas). Alternativamente, pode-se usar cloroquina (1 5mg/kg/ I x/dia, via oral, por três, quatro semanas). O tratamento de manutenção é realizado com cloroquina (15mg/kg/dia).

Tem algo a dizer? Diga!!! Este blog, e o mundo, é muito melhor com amigos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.